Precisamos descobrir mais sobre Eduardo Ribeiro

O Teatro Amazonas foi uma das principais obras do governo Eduardo Ribeiro . Foto: Cleidiana Ramos

Uma das maravilhas de Manaus é o Teatro Amazonas. Quem passa por aqui não pode deixar de conhecer essa maravilha. O legal é que tem passeio com guia o que faz a visita ficar ainda mais interessante. Mas o que mais me fascinou na história do teatro foi a figura fundamental na sua construção: o governador Eduardo Ribeiro, primeiro negro a assumir a chefia de um Estado no Brasil.

Soube dessa informação já no domingo quando cheguei. Um pouco da história me foi contada por Wilson Reis e Cleber Maia, membros da organização do curso aqui em Manaus. E o mais impressionante é que ele foi governador mais de uma vez. Falam em uma, duas, três e quatro vezes.

Não tive mais tempo para saber sobre Eduardo Ribeiro, mas o bastante para ficar com uma curiosidade imensa. Ligado ao movimento positivista e aos ideais republicanos ele até adiantou a abolição da escravidão aqui, além de ter modernizado a cidade. E detalhe: era maranhense. Imaginem um governador negro na Manaus do século XIX em pleno ciclo da borracha.

Fiquei viajando sobre como seriam suas relações com a elite enriquecida com a borracha. O que achavam de conviver com ele?

O fim da sua vida foi em um manicômio que leva o seu nome e, curiosamente, segundo informações, é o único lugar na cidade onde tem um busto seu.

Isso para mim é um indicío forte das barreiras racistas que ele deve ter enfrentado, pois no luxuoso interior do teatro não há nenhuma gravura, nenhum busto seu. Outras figuras estão lá representadas, inclusive Carlos Gomes. Por tudo isso Eduardo Ribeiro já está nas minhas anotações de pautas futuras.

Sua morte ainda causa polêmica. A versão de laudos oficiais é que teria se suicidado. Mas há suspeitas de que pode ter sido assassinado.

Encontrei esse link que tem informações sobre a inauguração de um centro de memória em sua homenagem, que guarda seus objetos pessoais e onde finalmente vi seu rosto. Cliquem aqui para acessar.  (Cleidiana Ramos)

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s