Participantes do curso em Belém mostrando serviço

Confiram o resultado da segunda atividade pedagógica realizada em Belém no último dia do Curso de Gênero, Raça e Etnia para Jornalistas. Dois grupos redigiram textos informativos sobre a atividade, a  partir de uma entrevista realizada com a ativista do movimento negro e de mulheres, Nilma Bentes, e outro fez um banco de sugestão de pautas a partir de assuntos que foram abordados durante a coletiva pela convidada. As fotos desse post foram feitas por um dos participantes do curso: José Andrade.

Um registro com todos os participantes

Representante do Cedenpa  participa de coletiva

Uma das fundadoras do Centro de Estudos e Defesa do Negro no Pará (Cedenpa), Nilma Bentes, foi a convidada de uma coletiva feita por um grupo formado por  25 jornalistas e estudantes de jornalismo. A atividade aconteceu na Escola Superior de Advocacia da OAB, seção Pará, como parte das atividades do Curso de Gênero, Raça e Etnia para Jornalistas, promovido pela Fenaj e ONU Mulheres.

Com um discurso bastante incisivo, Nilma discorreu sobre a condição da comunidade negra em várias esferas. Relatou que a incomoda uma cobertura midiática que considera estereotipada. Quando  questionada sobre o apelo sexual  atribuído à mulher negra disse que “não é uma coisa ruim ser boa de cama. O problema é ser reduzida a isso. Isso incentiva a exploração sexual”, acrescentou.

Em relação ao apoio político, a militante desmitificou o pensamento de apoio irrestrito às minorias por parte da esquerda. “Ela que deveria ser aliada, não é. Em alguns momentos é pior que a direita em achar que classificar o problema de classe resolveria o problema de raça”.

Nilma Bentes em registro feito durante a atividade pedagógica

Organizações realizam  curso sobre gênero, raça e etnia

Durante os dias 10 e 11 de agosto, 25 jornalistas de diversos meios de comunicação de Belém participaram do Curso de Gênero, Raça e Etnia, promovido pela Fenaj e  ONU Mulheres com o apoio do sindicato local da categoria. A facilitadora do curso foi a jornalista baiana Cleidiana Ramos, que explicitou a atual situação do negro no Brasil e principalmente na imprensa brasileira. O encerramento do curso contou com  a participação de Nilma Bentes, representante do Cedenpa (Centro de Estudos e Defesa do Negro do Pará), que foi entrevistada pelos jornalistas.

Temas sobre as políticas públicas voltadas para o negro foram abordados, como a questão educacional e a distribuição das cotas nas universidades. “Em alguns casos,  as cotas são definidas como sociais e  o movimento negro luta por cotas raciais. Mas, pelo menos alguma coisa já foi feita nesse sentido.”

A sociedade de modo geral, incluindo principalmente a mídia ainda associa o negro com fatores negativos e as políticas públicas ainda são deficitárias para essa classe, de acordo com a ativista.  Nesse sentido, espera-se que os jornalistas que tiveram a oportunidade de viver a experiência do curso possam modificar a realidade de como as temáticas negras são abordadas pela mídia.

Produto – Banco de Pautas

 Pauta: Casamentos Inter-raciais e Tráfico de Pessoas para fins de exploração (casamento servil)

Fontes:

– Só Direitos

www.sodireitosd.org.br

E-mail: sodireitos@gmail.com

Fone: 091 – 2224-7338

 

Pauta 2: Gravidez na adolescência e racismo institucional com negras e indígenas/Solicitação do exame de anemia falciforme

Fontes:

 – Santa Casa de Misericórdia – Ascom: (91) 4009-2258

– Sindimepa: (91) 3224-3096

– Unidade de Referencia Especializada Materno Infantil

 Pauta 3: Aplicação da lei 10.639 nas escolas do Pará

 Fontes:

 – Casa Brasil Africa/UFPA

– Seduc : 091 – 3201-5181

 Pauta 4: Mulheres negras no campo e economia solidária

 Fontes:

– Rede Bragantina

– Cedenpa

– Malungo

– Fulanas

– Movimento Interestadual de Mulheres Quebradeiras de Coco Babaçu

– CPT

 

Pauta 5: Cotas para negros e indígenas como conquista e responsabilidade coletiva / O retorno do aluno negro ou indígena para suas comunidades

 Fontes:

– Conaq

– Funai

– Ong Floresta Viva

– Coiab e Coica

– Cimi

 

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s