Curso recebe militante da luta contra o racismo e sexismo

Neuza Pereira é a convidada da coletiva de hoje

Hoje é dia de atividades pedagógicas na etapa Rio de Janeiro do curso. A convidada para o bloco da coletiva com os participantes promete um debate rico e intenso: Neuza Pereira, do Centro de Documentação e Informação Coisa de Mulher.

Neusa das Dores Pereira começou sua militância como sindicalista no movimento de professores nos anos 70. A partir daí ampliou sua luta para os movimentos negro e de mulheres.

Em 1988, após a realização do I Encontro Nacional de Mulheres Negras, foi eleita representante do Rio de Janeiro para a Coordenação Nacional da Mulher Negra, e reeleita em 1991, ocasião do II Encontro Nacional de Mulheres Negras.

Em 1994, criou o Centro de Documentação e Informação Coisa de Mulher que tem a luta contra  o racismo , o sexismo e a homofobia como  eixo político, além da defesa dos  direitos humanos das mulheres negras.

“Os anos de experiência enquanto mulher negra e lésbica têm revelado o tamanho da responsabilidade da luta contra os preconceitos e discriminação contra a mulher. Coisa de Mulher tem atuado de forma a contribuir para mudanças políticas e sociais e para a eliminação da forte combinação existente entre gênero, raça e pobreza na sociedade brasileira”, diz Neuza.

A partir do Coisa de Mulher foi fundado em 1995 o COLERJ- Coletivo de Lésbicas do Rio de Janeiro, o primeiro programa na América Latina voltado para as lésbicas negras.

A atuação do grupo resultou em vitórias como o I Encontro Nacional de Lésbicas e a institucionalização do Dia Nacional da Visibilidade Lésbica ( 29 de Agosto), além da organização do V Encontro de Lésbicas Feministas da América Latina e do Caribe.

Neusa Pereira tem também atuado junto ao legislativo  municipal e estadual para garantir vitórias como a Lei municipal 2.475/96 que proibiu a prática de discriminação contra homossexuais e instituiu sanções para quem não a respeitasse. Esta lei foi pioneira no Brasil e tem servido de modelo para vários outros municípios e estados ainda hoje.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s