Primeiro dia do Curso de Gênero, Raça e Etnia Para Jornalistas teve conceitos e retrospectiva histórica

por Marcio de Almeida Bueno, da Assessoria de Imprensa do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Rio Grande do Sul

Nesta quarta-feira, dia 31 de agosto, ocorreu a primeira parte do último módulo da parceria entre a Federação Nacional dos Jornalistas e ONU Mulher. A grande procura pelo Curso de Gênero, Raça e Etnia Para Jornalistas garantiu um auditório lotado, na sede do SindBancários, em Porto Alegre. Logo após as 18h, a mesa de abertura foi composta pelo presidente do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Rio Grande do Sul, José Maria Rodrigues Nunes, vice-presidente Milton Simas, e diretoras Vera Dayse Barcellos e Jeanice Ramos, estas últimas também do Núcleo de Afrojornalistas do Sindicato. Após as saudações iniciais, o comando passou para a facilitadora da atividade, jornalista Cleidiana Ramos.

Fotos: Arfio Mazzei

Jornalistas e estudantes acompanharam o curso em Porto Alegre

Como parte teórica, a profissional listou conceitos, fez retrospectiva histórica, citou momentos de preconceito explícito na Ciência e Literatura, e abordou erros da Imprensa e do senso comum. ‎”Na Bahia, através de irmandades católicas, negras escravas compravam a própria liberdade, a de seus companheiros e filhos, manejavam bem a faca, e regulavam o comércio local. Apesar desse empoderamento, costumamos pensar no Feminismo apenas na Europa do século 19″, disse Cleidiana Ramos.


“Nomenclaturas de subterfúgios usadas no Censo do IBGE, como ‘azulão’ ou ‘cor-de-burro-quando-foge'”

Após pausa para lanche oferecido pelo Sindicato dos Jornalistas, a aula foi retomada com exibição de vídeos e intervenções do público. Casos de preconceito foram relatados, em músicas, livros, declarações, publicações e atitudes. ‎”É possível mudar toda essa realidade a partir de nossa atuação profissional”, comentou a facilitadora. ‎”Jornalistas agora acham que sabem tudo, não perguntam nada, nem em coletiva, que virou debate de egos”, apontou. O evento será retomado nesta quinta-feira, 1º de setembro, novamente com cobertura via blog do curso e portal do Sindicato, e respectivos perfis no Twitter e Facebook.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s