Por que gênero, raça e etnia para jornalistas?

O Curso de Gênero, Raça e Etnia para Jornalistas, uma promoção da FENAJ – Federação Nacional de Jornalistas e da ONU Mulheres – Entidade das Nações Unidas para o Empoderamento das Mulheres e a Igualdade de Gênero, estabelece marcos para a realização de atividades de formação e debate sobre ações para a igualdade entre trabalhadoras e trabalhadores do Jornalismo e estudantes das Faculdades de Comunicação e Jornalismo.

A inclusão de temas como desigualdades de gênero, raça e etnia e seus impactos na formação social brasileira é significativa para o desenvolvimento de novos perfis de profissionais, competentes para produzir pautas e coberturas jornalísticas que influenciem a sociedade de forma mais incisiva, levando em conta as diversidades. E este é o diferencial desta promoção inédita no mundo sindical dos profissionais da comunicação.

As atividades estabelecidas pelo plano pedagógico do Curso de Gênero, Raça e Etnia para Jornalistas objetivam gerar reflexões sobre o papel social do jornalismo e dos desafios para o enfrentamento ao racismo e às desigualdades raciais e de gênero que se perpetuam na sociedade brasileira.

Esta proposta inovadora surgiu do entendimento do Núcleo de Jornalistas Afro-brasileiros do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Rio Grande do Sul e as Comissões de Jornalistas pela Igualdade Racial de Alagoas e Rio de Janeiro, sendo amadurecida no 34º Congresso Nacional de Jornalistas, realizado em Porto Alegre, em agosto de 2010, em conjunto com a ONU Mulheres.

O curso, com reconhecimento e certificação das Nações Unidas, gratuito, significa uma oportunidade única para quem acredita que é possível a construção de uma sociedade cada vez mais justa e igualitária, na qual os jornalistas e acadêmicos (as) das Faculdades de Jornalismo são sujeitos da transformação.

Participe. Sua presença é significativa para nós!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s